Oposição vai ao Conselho de Ética pela 4ª vez, mas Lula ainda defende Sarney
Por Rosa Costa e Moacir Assunção, no Estadão:
Enquanto o líder do PSDB no Senado, oficializava no Conselho de Ética, em Brasília, a quarta denúncia contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), o "presidente" Molusco Silva insistia ontem em fazer sua defesa. “É preciso saber o tamanho do crime. Uma coisa é roubar, matar, outra é pedir emprego e o tráfico de influência, o lobby. O que não se pode é vender tudo como um crime de pena de morte”, declarou o desnorteado presidente, em entrevista à Rádio Globo, em São Paulo.
Foi uma tentativa de minimizar as gravações, feitas legalmente pela Polícia Federal, reveladas pelo Estado na quarta-feira - nas quais o corrupto empresário Fernando Sarney, filho do senador, negocia um emprego no Senado para o namorado da filha Beatriz. É a quinta vez que Molusco defende o aliado desde o início do escândalo dos atos secretos.
Na contramão do presidente, contudo, a oposição reforçou ontem a pressão para que Sarney deixe o comando do Senado. Além da nova iniciativa de Virgílio, os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF) anunciaram que vão solicitar formalmente ao presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB-RJ), que antecipe a reunião (marcada para dia 4) que examinará as quatro denúncias e a representação do PSOL impetradas contra Sarney. Em férias no Rio, Duque avisou, porém, que não convocará reunião de emergência. “Não tenho como reunir 15 pessoas durante o recesso. Nem todos podem vir. Além disso, não há previsão regimental para fazer isso.”
MINC - UMA FAMÍLIA DEDICADA A SERVIR
Por Alexandre Rodrigues, da Agência Estado
Além da mulher, o desorientado "ministro do Meio Ambiente", Carlos Minc, tem um filho empregado como assessor parlamentar. O advogado José Luís Galamba Minc Baumfeld, de 27 anos, está lotado desde o início do ano no gabinete do vereador petista Adilson Pires na Câmara de Vereadores do Rio. O vereador, líder do governo do prefeito Eduardo Paes (PMDB) na Câmara, nega ter empregado o rapaz a pedido do ministro. Conhecido nos corredores da Câmara como Zezé, o filho de Minc foi nomeado para o cargo em comissão de Assistente 1, símbolo DAS-6, com salário bruto de R$ 4.587, aumentando a lista de parentes de políticos empregados nos gabinetes da Casa.
Em abril, a mulher de Minc, Maria Margarida Galamba de Oliveira, também ganhou um cargo de secretária parlamentar, mas em Brasília, onde o ministro carioca passa a maior parte da semana desde que se tornou ministro do Meio Ambiente. Conhecida como Guida, ela foi nomeada no gabinete da deputada federal Cida Diogo (PT-RJ) na Câmara, ocupando a vaga de uma funcionária que foi empregada no Ministério do Meio Ambiente, numa espécie de nepotismo cruzado que o ministro negou. O salário dela é de cerca de R$ 4 mil. Cida e Pires integram a mesma corrente petista, a Mensagem ao Partido, liderada nacionalmente pelo ministro da Justiça, Tarso Genro.
COMENTO
Meus nobres amigos, é incrível como os filhos, netos, mulheres, namorados, amantes e etc dos homens públicos brasileiros são competentes, não é mesmo senhores? O que me causa estranheza é que, sendo tão hábeis e competentes, em vez de procurar emprego na iniciativa privada, eles todos decidam ser “homens públicos” — em alguns casos, “mulheres públicas” também. São realmente muitas bandidagens e crimes, no país dos petralhas .
A leniência das autoridades brasileiras, com esses tipos de corrupção e maracutaia é lastimável. Por que só os parentes dos "chamados homens públicos", conseguem esses beneplácitos da União e dos estados brasileiros?
Essas facções criminosas, que estão nos poderes, tanto federal, como estaduais, são realmente abomináveis, pois elas medram o seio político, estirpando os desonestos, os hipócritas e os pérfidos homens públicos que usurpam e defraudam a nossa frágil e desgovernada República e ainda locupletar-se às custas do erário público e ainda querem perpetua-se no poder.
É a facção criminosa dos petralhas, essa velha hidra de corrupção que com seus tentáculos corruptos e nocivos, tenta usurpar tudo que pode do erário público, causando verdadeiro prejuízo a nação, ao povo e principalmente as Forças Armadas e aos militares, que a cada dia ficam mais pobres e fragilizados.