sábado, 6 de abril de 2013

Palocci toca a Fazenda por debaixo dos panos e Lula o escala para levantar grana para campanha de 2014

POR CARDOSO LIRA

'OS POLÍTICOS E AS FRALDAS  DEVEM SER MUDADOS FREQUENTEMENTE PELA MESMA RAZÃO' (Eça de Queiroz)


"O Aviltamento do Marxismo pelos oportunistas e corruptos que estão no poder 
da República. Nesta premissa, nenhum bandido ou político farsante escapará da 
vala comum reservada aos falsificadores da história". (Cardoso Lira)



Se em meu ofício, ou arte severa,/ Vou labutando, na quietude/ Da noite, enquanto, à luz cantante/ De encapelada lua jazem/ Tantos amantes que entre os braços/ As próprias dores vão estreitando —/ Não é por pão, nem por ambição,/ Nem para em palcos de marfim/ Pavonear-me, trocando encantos,/ Mas pelo simples salário pago/ Pelo secreto coração deles. (Dylan Thomas — Tradução de Mário Faustino)


 
Por Jorge Serrão
Antônio Palocci Filho volta a ser o verdadeiro ministro da Fazenda. Guido Mantega é apenas um figurante – que segue suas orientações. Fingindo que supervisiona tudo, no maior jogo de dissimulação, está a Presidenta Dilma Rousseff – que obedece a todas as ordens de seu antecessor. Luiz Inácio Lula da Silva demonstra tanta sede de poder que se comporta como o cara que constrói uma ponte sem que embaixo tenha ao menos um riacho. Age como um semideus que faz o que bem entende.
Um dos homens mais invisíveis dos bastidores econômicos do País, o médico Palocci não vai apenas agir como oculto curandeiro econômico, enquanto Mantega fica refém do perigoso discurso de aumentar novamente juros que nunca foram baixos no mundo real. Palocci já é o responsável direto, com Lula negociando junto ou por trás, da captação mi ou bilionária para a campanha reeleitoral de Dilma. A missão árdua do Doutor Palocci é convencer os bancos a voltarem para o lado do PT, abandonando a ideia de apostar na oposição, investindo pesado em Aécio Neves ou Eduardo Campos.
Ex-ministro da Casa Civil de Dilma – derrubado em maio de 2011 por causa de denúncias sobre seu enriquecido patrimônio pessoal -, Palocci sempre agiu na sombra do poder. Foi derrubado do cargo, mas nunca saiu do poder federal. A maior virtude dele é não ter um comportamento espalhafatoso ou politicamente radicalóide – como seu colega mais visível nas sombras, José Dirceu. Palocci é simpático e mais afável no trato com empresários e políticos, além de contar com respaldo da banca financeira transnacional – com quem cumpriu todos os acordos explícitos ou secretos enquanto foi ministro da Fazenda de Lula.
Dirceu tem ciúmes do poder de Palocci, mas pouco pode fazer para derrubá-lo, além do que sempre fez até agora. Lula tem total confiança em Palocci – e delega a ele a maior parte do trabalho invisível de fechar negócios aqui e no exterior. Palocci fecha e Lula sacramenta, levando os louros da vitória e, certamente, a maior parte dos lucros nas negociações.  
Risco fatal para Lula
O maior problema de Lula é a voz – e não os prováveis efeitos de um tratamento de câncer que seus médicos julgam estar completamente curado, embora ele continue a tomar medicações para prevenir ou inibir tumores.
Quanto mais ele força falar, suas cordas vocais começam a se deteriorar – o que representa uma verdadeira tragédia para o político falastrão.
Médicos já aconselharam Lula a parar de fazer longos discursos, pois ele pode acabar com a fala completamente comprometida, apesar do intenso tratamento de fonoaudiologia.
Lula já recebeu ordens expressas para não fumar e nem beber, mas os mais próximos duvidam que ele cumpra integralmente a determinação dos médicos.
Não tem brasileiro na listinha?
Existe o risco muito alto do santo nome de uma poderosa figura do Poder Judiciário aparecer na listinha internacional de 13 mil pessoas envolvidas nos 12 mil movimentos de empresas com fortunas escondidas em Paraísos fiscais.
Ontem, o Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo (ICIJ) expôs parcialmente o resultado de quinze meses de pesquisas em 2,5 milhões de arquivos digitais – principalmente nas Ilhas Virgens britânicas, Cook e Cayman.
Curiosamente, o trabalho foi patrocinado pelo governo do Canadá – que faz parte da comunidade britânica -, a partir de onde a oligarquia financeira transnacional exerce seu poder sobre todos os negócios do mundo. 



Mensalão – Aconteceu! MP não se intimida, e Lula é agora um investigado

O PT ameaçou até botar as tropas na rua para que isto não acontecesse, mas aconteceu. Lula passou à condição de investigado no caso do mensalão. A Al Qaeda Eletrônica até ensaiou aquela conversa mole de “Lula é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo” para intimidar o Ministério Público, mas não adiantou. Agora o ex-presidente da República é, oficialmente, um investigado.
“Mas a Polícia Federal pode se negar?” Claro que não! O que ela pode é fazer o inquérito e concluir que ele não cometeu nenhum crime. Vamos ver. Mas vai ter de investigar. Se o MP pediu que o faça, é porque viu, quando menos, indícios de prática criminosa.
Leiam o que informa Gabriel Castro, na VEJA.com:
A Procuradoria da República no Distrito Federal pediu à Polícia Federal a abertura de inquérito para apurar denúncias feitas pelo operador do mensalão, o publicitário Marcos Valério de Souza, contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro Antonio Palocci Filho. Valério acusou Lula de ter intermediado um repasse de 7 milhões de reais da Portugal Telecom ao PT.
A decisão foi tomada nesta quinta-feira pelo Ministério Público e significa que a investigação sobre o papel de Lula no esquema do mensalão avançou mais um passo – será o primeiro inquérito aberto contra o ex-presidente da República. Até agora, apenas um procedimento de investigação para checar os indícios fornecidos por Valério em seus depoimentos contra o ex-presidente havia sido instaurado.
Nos depoimentos, Valério afirmou que Lula teve participação direta na montagem do esquema de desvio de recursos e compra de apoio político no Congresso Nacional. As acusações de Valério levaram o MPF a abrir outras cinco apurações preliminares. Dessas, uma já foi encaminhada à Procuradoria Eleitoral do Distrito Federal porque envolve denúncia de caixa dois; as outras investigações ainda estão sob análise de procuradores e também podem se transformar em inquéritos.
Portugal Telecom
O novo inquérito vai apurar a participação de Lula na intermediação de um empréstimo de 7 milhões de reais da Portugal Telecom para o PT. De acordo com depoimento prestado por Marcos Valério à Procuradoria Geral da República no ano passado, uma fornecedora da Portugal Telecom, sediada em Macau, repassou o dinheiro ao PT para quitar dívidas de campanha. Os recursos teriam entrado no país por meio das contas de publicitários que trabalharam para o partido.
Segundo a denúncia, Lula teria se reunido com Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom, para negociar o repasse. A transação estaria ligada a uma viagem feita por Valério a Portugal, em 2005. O episódio foi usado, no julgamento do mensalão, como uma prova da influência do publicitário em negociações financeiras envolvendo o PT.

Postado pelo Lobo do Mar