quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

UMA SOCIEDADE ENCLAUSURADA E PERDIDA

"O Estado é o mais frio dos monstros, da sua boca sai a seguinte mentira: Eu, o Estado, sou o povo".


A sociedade perdida do auto enclausuramento

Muito bem, infelizmente quando Foucault intitulou a nossa era de “Sociedade do Enclausuramento”, devido ao fato das penas de prisão serem praticamente a única forma de punição adotada, diferentemente de outras épocas em que os vários tipos de crimes tinham maneiras diferentes de punir, como: exilar, confiscar bens e propriedades, converter o delito em dívida a ser paga, expor, marcar, ferir, amputar, etc.; talvez nem o próprio Foucault tivesse imaginado que o enclausuramento e a sua teoria do panóptico (um sistema de vigilância ostensivo e ininterrupto que, de acordo com seu inventor, o jurista e filósofo, Jeremy Bentham, serviria apenas para vigiar, monitorar e melhorar o controle sobre os bandidos e presidiários) extrapolaria o ambiente das prisões e se estenderia à nossa sociedade como um todo, nos dias atuais.

A verdade é que hoje no Brasil, principalmente nos grandes centros urbanos vivemos prisioneiros do Estado, por falta de seguraça pública.

Estamos condenados, a viver atrás das grades, sem que tenhamos feito qualquer coisa. Simplesmente fomos condenados pelo Estado de Direto.

Que democracia é essa, que nos obriga, a vivermos enjaulados como se fossemos bichos ou animais selvagens?

Por que os corruptos governantes do nosso país, não investem em segurança pública?

Por que os direitos humanos só funciona para os bandidos e ladrões e nunca para as pessoas de bem?

Para indagações e premissas como essas, jamais teremos alguma resposta sastisfatória, na verdade estamos à mercê de governantes inescrupulosos, sem caráter, populistas, que compraram seus empregos com algum tipo de moeda suja e até assistencialismo e clientelismo. NUNCA ANTES NO BRASIL, FOI DESSE JEITO!!

A luta continua...A vida segue.... E esses políticos e governantes covardes vão vontinuar fazendo mais vítimas pelo país à fora.....