sexta-feira, 25 de junho de 2010

MOLÚCIFER E O DICIONÁRIO














Por Reinaldo Azevedo

Gilberto Carvalho, o corrupto chefe de gabinete de Lula, seu faz-tudo, o Leporello do Dom Giovanni, afirmou que o chefe ficou “malandramente feliz” com o resultado da pesquisa Ibope. Acredito em Carvalho. E acho que a gente tem de tentar entender frase tão enigmática.

Vamos recorrer ao Houaiss. “Malandramente” é um advérbio derivado de “malandro”. O dicionário aponta estas acepções para essa palavra:

? adjetivo e substantivo masculino
1 que ou aquele que não trabalha, que emprega recursos engenhosos para sobreviver; vadio
2 que ou aquele que leva a vida em diversões, prazeres
3 que ou aquele que tem preguiça; mandrião, indolente
4 que ou aquele que furta, que vive fora da lei; ladrão, gatuno, marginal
5 Regionalismo: Brasil.
que ou aquele que é sagaz, arguto
5.1 Regionalismo: Brasil.
que ou aquele que se vale de astúcia enganosa; finório, espertalhão
6 Regionalismo: Brasil.
que ou aquele que simboliza certo personagem-tipo carioca das classes sociais menos favorecidas, no s. XIX ligado à capoeiragem e à valentice, e no s.XX dado ger. como um boêmio sensual, de reconhecida lábia e modo peculiar de se vestir, mover, falar etc.

De qual acepção derivaria o advérbio de Carvalho? MOLUSCO não se encaixa exatamente no figurino do “boêmio sensual” (a nº 6) — no máximo, esse é julgamento que pode assistir Dona Marisa Letícia. Existe a nº 5: o presidente teria sorrido de modo sagaz, sarcastico e com argúcia…

Comento

Considerando as evidentes ilegalidades, as bandidagens e os crimes cometidos por esta facção exacerbadamente criminosa, que se encontra no poder e na campanha da suja guerrilheira, Dilma e a utilização escandalosa da máquina pública, convenham: trata-se de um mistura da seis acepções. MOLÚCIFER pode, na verdade, gargalhar “malandramente”: pelo jeito os crimes dessa quadrilha de gângsters petralhas compensa. Não é mesmo meus caros amigos e leitores?