quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Em maquiagem de U$ 7,3 bilhões, Dilma "exporta" plataformas de petróleo para a própria Petrobras, mas elas não saem do Brasil.

POR CARDOSO LIRA

Em maquiagem de U$ 7,3 bilhões, Dilma "exporta" plataformas de petróleo para a própria Petrobras, mas elas não saem do Brasil.

Dilma fazendo magia com as plataformas da Petrobras
 
O secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Daniel Godinho, defendeu nesta quinta-feira (2) as operações envolvendo plataformas de petróleo nas quais as unidades não deixam o país, mas que são computadas como exportações. Em 2013, a venda de sete plataformas somou US$ 7,7 bilhões, segundo o Jornal do Brasil.
 
O secretário de Comércio Exterior reafirmou a legalidade do registro das operações como exportações. “Existem registros de exportações de plataformas desde 2004. Com exceção de 2006 e 2009, essas operações aconteceram todos os anos. É algo que faz parte do comércio exterior brasileiro. O nome dessa operação, de acordo com todos os critérios internacionais, é troca de titularidade entre vendedor nacional e comprador estrangeiros. Para todos os efeitos fiscais e contábeis é uma exportação”, declarou.
 
Na prática, as plataformas são repassadas a pessoas jurídicas domiciliadas no exterior e, posteriormente, alugadas para operar no Brasil sem jamais deixar o território nacional. Dessa forma, a empresa brasileira pode se beneficiar do Regime Aduaneiro de Exportação e Impostação de Bens Destinados à Produção e à Exploração de Petróleo e Gás (Repetro).
 
De acordo com Godinho, em alguns casos a aquisição no exterior se deu por subsidiárias da própria Petrobras e, em outros, por um comprador distinto. Segundo o secretário de Comércio Exterior, a entrada em operação das sete novas plataformas está entre os fatores que contribuirão para uma elevação na produção nacional de petróleo este ano.
 
Resta saber se os compradores consideram esta transação como um importação. É óbvio que não. É óbvio que é mais uma maquiagem da Dilma.

Postado pelo lobo do mar