Por Breno Costa e Rubens Valente, na Folha:
A advogada Christiane Araújo de Oliveira, 30, denunciada em 2008 pelo Ministério Público Federal sob acusação de envolvimento com a máfia dos sanguessugas, foi nomeada para a equipe de transição da presidente eleita Dilma Rousseff. O esquema, descoberto em 2006, consistia no direcionamento de licitações para a compra de ambulâncias por prefeituras com dinheiro de emendas parlamentares em troca de pagamento de propina para congressistas.
Apesar de a nomeação ter sido assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Carlos Eduardo Esteves Lima, a indicação veio da equipe da presidente eleita. Christiane é um dos 20 nomes oficializados até ontem. Dilma pode indicar até 50 pessoas para sua equipe. A assessoria da transição informou que a advogada, que receberá salário mensal de R$ 2.600, exercerá a função de secretária, com a atribuição de “atender telefonemas e anotar recados”. Localizada pela Folha ontem à tarde, Christiane disse não saber qual será sua função na equipe. Ela disse que tomou conhecimento da nomeação pela reportagem.
EM NOME DO PAI
“Eu nem sei ainda [sua função], estou falando sério. Eu estava aguardando, esperando [a nomeação]“, disse. Christiane afirmou que provavelmente sua nomeação se deveu ao apoio que seu pai, um pastor evangélico cujo nome ela não citou, prestou à campanha de Dilma. A advogada disse que tem “a consciência tranquila” sobre o processo e que não cometeu irregularidades. “Não fui condenada em nada.” Christiane é ré na Justiça Federal em Arapiraca (AL), desde 2008, em processo que apura supostos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e fraude em licitações no caso sanguessuga.
Na época, Christiane era assessora do então deputado federal João Caldas (AL), do antigo PL (hoje PR). A denúncia, assinada pelo procurador da República Daniel Ricken, cita trecho de depoimento do empresário Darci Vedoin, pivô do esquema. O procurador justificou a denúncia dizendo que Christiane era quem fazia contato com os prefeitos no interior de Alagoas “para acertar os detalhes sobre o direcionamento de licitações”.
COMENTO
Só para lembrar os leitores SANGUESSUGA, FOI O SEGUNDO ESCÂNDALO, do governo Lula logo depois do mensalão do PT. E a luta continua... Muitos ainda serão indicados, para a grande farra republicana.
Presidente eleita na encruzilhada, Dilma Rousseff, ainda não explicou de forma clara e convincente se manterá a política de gastança exacerbada e de aumento da carga tributária ou se escolherá o caminho da seriedade e do equilíbrio fiscal.
Ela parecia comprometer-se com a segunda alternativa, em seu primeiro pronunciamento depois da eleição. Mas logo em seguida anunciou a disposição de conversar com vários governadores principalmento os do PT, sobre a recriação da CPMF. O que diga-se de passagem, estava tudo combinado.
Bem, isso é só um pequena mostra do que, está vindo por aí.... Acho até que vai vir muito chumbo grosso, na República.... Esta é só mais uma da série, "nunca antes na história deste país".... Só falta agora o Daniel Dantas, o primeiro bigode e o primeiro compadre da República, fazerem parte deste digamos 'governo'.
Pelo visto, os parodóxos, as delinqüência, as tergiversações, as sapências telúricas e os portifólios políticos, vão continuar na República dos Petralhas.. E ainda vão piorar.
E o rei? Um apedeuta palladino, no ritmo de saideira, para deixar a corte... Mesmo depois de tantos crimes, com as FFAA e os POBRES militares do país dos Petralhas.
Os nossos generais não sabem que no hino da INTERNACIONAL COMUNISTA está escrito, com todas as letras, o... seguinte:
" FAÇAMOS GREVE DE SOLDADOS...
...LOGO VERÁS QUE AS NOSSAS BALAS
SÃO PARA OS NOSSOS GENERAIS".
"MESSIAS, DEUS, CHEFES SUPREMOS,
NADA ESPEREMOS DE NENHUM DELES".
"NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS HOUVE TANTA FROXIDÃO.... "A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SUCUMBIU AO CAOS".