sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ESPIRITUALIDADE E A BUSCA POR NOVOS CONHECIMENTOS

Por Cardoso Lira

A Busca por novos conhecimentos é uma fixação dos homens em todas as eras da humanidade. Principalmente agora que estamos na era de aquarius.
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia.(Shakespeare)
"É a tessitura do saber, pela educação, pela libertação, pela espiritualidade, pela práxis, por novos paradigmas e pela incessante busca de novos conhecimentos".

Com as sucessivas crises da humanidade e com os avanços da ciência podemos perceber vários vieses como: catástrofe ecológica, corrida pelo progresso, desenvolvimento pelo fluxo natural e pela ganância do homem. Nunca a humanidade esteve tão vunerável.

Com as novas nuances na esfera humana: o holismo e a teoria da complexidade, voltam a ser novamente comentados nos quatro cantos do Planeta.

A EDUCAÇÃO É UM PROCESSO COLETIVO EM PROL DA LIBERTAÇAO, ESTA REQUER O ESFORÇO DE QUEM DELA PARTICIPA PARA APRENDER COM HUMILDADE E SIMPLICIDADE.

Além da espiritualidade, tem a teoria Complexidade que é uma noção muito utilizada em filosofia, epistemologia (por autores como Anthony Wilden e Edgar Morin), física, biologia (por Henri Atlan), sociologia, informática ou em ciência da informação. A definição varia significativamente segundo a área do conhecimento. Frequentemente é também chamada de complexidade, desafio da complexidade e ainda pensamento da complexidade.

Trata-se simplesmente de uma visão interdisciplinar acerca dos sistemas complexos adaptativos, do comportamento emergente de muitos sistemas, da complexidade das redes, da teoria do caos, do comportamento dos sistemas distanciados do equilíbrio termodinâmico e das suas faculdades de auto-organização.

Esse movimento científico tem tido uma série de consequências não só tecnológicas mas também filosóficas. O uso do termo complexidade é portanto ainda instável e na literatura de divulgação frequentemente ocorrem usos espúrios, muito distantes do contexto científico, particularmente em abstrações ao conceito (crucial) de não-linearidade singular.

A Espiritualidade é realmente meio paradoxal e complexo, mas é assim mesmo....... Entre o ceu é a terra existe mais coisas, do que podemos imaginar.

Entre vários paradoxos e Paradigmas. Um paradigma clássico que perdurou por muito tempo e ainda é visto na
sociedade atual é o paradigma da racionalidade. Para se pensar na espiritualidade do homem, a partir de sua visão integral e holística, faz necessário romper com esse paradigma, caso contrário seremos engolidos por esses paradoxos da atualidade. Entretanto, a busca pela espiritualidade é jutificada pelo desejo humano de se tornar um ser melhor. Os que assim o fazem, buscam uma mudança interior, o que os tornam seres humanos, bem mais evoluidos e mais próximos da luz divina ou Fiat Lux.

Quando o ser-homem estiver preparado para aceitar o que seus olhos não vê.
Ele estará se preparando para receber novos ensinamentos .
Pois está tão mecanizado em seus pensamentos que não aceita o que seu coração traz para sua evolução . Se fechando para o amor e para sua própria evolução.
Mais quando ele despertar do seu sono mecânico... Estará aberto para receber novos ensinamentos... E irá adentrar em sintonia com o alto , para juntos buscarmos a luz.

Em sua condição de movimento renovador das consciências, a nova revelação vem despertar o homem para o lugar determinado que a Providência lhe confere, esclarecendo-o, acima de tudo, de que o egoísmo, filho da ignorância e responsável pelos desvarios da alma, é perigosa ilusão. Trazendo-nos a chave dos princípios religiosos, vem compelir-nos à observância das leis mais simples da vida, revelando-nos o impositivo de colaboração a que não conseguiremos fugir.
A vida, pródiga de sabedoria em toda parte, demonstra o princípio da cooperação, em todos os seus planos.
O verme enriquece a terra e a terra sustenta o verme.
A fonte auxilia as árvores e as árvores conservam a fonte.
O solo ampara a semente e a semente valoriza o solo.
As águas formam as nuvens e a nuvens alimentam as águas.
A abelha ajuda a fecundação das flores e as flores contribuem com as abelhas no fabrico do mel.
Um pão singelo é gloriosa síntese do trabalho de equipe da natureza. Sem as lides da sementeira, sem as dádivas do Sol, sem as bênçãos da chuva, sem a defesa contra os adversários da lavoura, sem a assistência do homem, sem o concurso do moinho e sem o auxílio do forno, o pão amigo deixaria de existir.
Um casaco inexpressivo é fruto do esforço conjugado do fio, do tear, da agulha e do alfaiate, solucionando o problema da vestidura.
Assim como acontece na esfera das realizações materiais, a Nova Revelação convida-nos, naturalmente, a refletir sobre a função que nos cabe na ordem moral da vida.
Cada criatura é peça significativa na engrenagem do progresso.
Todos possuímos destacadas obrigações no aperfeiçoamento do espírito.
Alma sem trabalho digno é sombra de inércia no concerto da harmonia geral.
Cérebros e corações, mãos e pés, em disponibilidade , palavras ocas e pensamentos estanques constituem congelamento deplorável do serviço da evolução.
A vida é a força divina que marcha para diante.
Obstruir-lhe a passagem, desequilibrar-lhe os movimentos, menoscabar-lhe os dons e olvidar-lhe o valor é criar aflição e sofrimento que se voltarão, agora ou mais tarde, contra nós mesmos.
Precatem-se, portanto, aqueles que julgam encontrar na mensagem do Além o elixir do êxtase preguiçoso e improdutivo.
O mundo espiritual não abriria suas portas para consagrar a ociosidade.
As almas que regressam do túmulo indicam a cada companheiro da Terra a importância da existência na carne.

Muito vem sendo dito sobre o grave momento atual, em que as sociedades humanas atravessam nesta transição de século. Ao fim da primeira década do século XXI, é corrente ouvir que estamos em meio a uma crise, mais arrigada e duradoura do que a recente crise econômica que abalou a macro-política mundial recentimente.

A humanidade, que descortina o conflito flagado entre o homem e a natureza, e é o reflexo de uma crise maior e mais complexa: a grave crise social de crensas, valores éticos e morais, resultado do enfraquecimento de intituições sociais e de conceitos coletivamente aceitos como balizadores da convivência em sociedade e por corruptos governantes.

A forma como os homens têm se relacionado com seus semelhantes e com a natureza, destacando quetões como os riscos ambientais, as guerras em curso, e as desigualdades sociais seja com a violência desenfreada ou a corrupção edêmica e selvagem dos nossos governantes, é um grande paradoxo.

A Partir de reflexões como essas, vem o cerne da questão: a ideia de espiritualidade e cultura de paz como uma possível saída à crise atual, ou pelo menos como de apaziguamento e diminuição dos impactos negativos observados na atualidade, principalmente no Brasil.