sábado, 16 de maio de 2009

O ESTADO CONTRA AS CAMADAS POPULARES!!

Por Arlindo Montenegro

O mundo, a vida é mais complexa que a certeza dos governantes e seus cientistas, economistas, políticos que odeiam o debate e vivem distanciados da realidade nua e crua. Para eles o mundo se resume a reservas estratégicas, estatísticas, juros e estruturas sociais controladas, obedientes ao Estado. São os arrogantes senhores da guerra continuada: o Estado contra o povo!

Em todas as épocas os governantes agem como que destituídos de consciência. A consciência sobre os atos gera as ações obrigatórias de interesse primordial para o bem comum. A estrutura do poder ignora realidades complexas e diversas. Ignora a consciência que move os homens para as obrigações de proteção da família e do território donde retira o sustento e onde enterra seus mortos.

A educação para a liberdade lúcida e comprometida com o semelhante é atirada ao lixo sempre que a solução prestigia os guerrilheiros urbanos que espalham terror, o racismo e o ódio entre grupos. A incompetência grosseira escolheu deixar matar com tiro ou bomba, morrer em filas de ambulatórios, nas cadeias, de frio ou fome nas ruas ou em trabalhos forçados.

Criam justificativas teóricas e filosóficas na esteira de Marx, Engels e seus seguidores, capazes de malabarismos mentais para decidir por todos sem considerar a liberdade, sem atentar para os deveres de consciência ativa, apropriados nas pessoas que ocupam cargos administrativos duma nação.

Das "grandes civilizações" européias, vieram nossos primeiros colonizadores - portugueses, franceses, holandeses, ingleses - e mais tarde, por questões geopolíticas e econômicas a influência dos EUA foi culturalmente preponderante, mascarando uma Oligarquia Financeira Transnacional que sempre agiu de forma oculta para explorar o Brasil. Todos formaram seus grupos locais em defesa dos interesses coloniais. Ensinaram como fazer. Criaram os sonhos tutelados. E assim é feito até hoje.

Que "humanidade" é esta que apregoam aos quatro ventos? Entre nós, desta nação brasileira, os poderosos se têm revelado predadores e mentirosos. Praticam o furto continuado. Roubam. Impõem as regras e agem como jagunços numa terra de ninguém. Decidem na surdina dos palácios e decretam: cumpra-se! Defenda-se quem puder! A lei é o Estado. O Estado contra o Povo!

As “grandes civilizações” colonialistas, modificaram os fundamentos da civilização cristã ocidental. Conceberam o comunismo, o nazismo, o fascismo e as "legiões estrangeiras" (francesa e espanhola, primorosos exércitos mercenários que atuam pelo mundo afora), para manter o poder e submeter as nações. Também conceberam no mundo abstrato, nas artes, uma respeitável e marcante página para a história da humanidade.

Pilharam tesouros universais em guerras devastadoras. Não puderam transportar as pirâmides, o Taj Majal, os templos budistas espalhados pela Ásia, as pirâmides mexicanas ou os monumentos da civilização andina. Mas o que foi possível transportar, marcos significativos da espiritualidade e contato dos homens com seus deuses, estão nos museus em Londres e Paris. São testemunhos de costumes, trabalho árduo, amor, respeito humano, veneração, agradecimento e até mesmo sacrifícios sangrentos.

As guerras são decididas por aquelas minorias poderosas e executadas por minorias obedientes. Os dominadores de todas as épocas são incapazes de tolerar ações e iniciativas individuais, são incapazes de tolerar a liberdade das pessoas. E desarmam quem tenta defender-se dos “humanos bandidos”.

São incapazes de conviver com grupos produtivos estruturados em liberdade, à margem de seu controle totalitário. Incluem todos numa linha de produção onde o racionalismo material se sobrepõe ao espírito, ao saber, ao pensamento livre. Atuam como se tudo estivesse pronto e resolvido nos marcos de uma estrutura social pré determinada.

Os ditadores ideológicos pelo mundo afora, responsáveis pelos genocídios mais cruéis, espalharam a guerra assimétrica, selvagem, sangrenta, diária. O terrorismo assimilou todas e expressão de banditismo a serviço de interesses totalitários. As vítimas fazem malabarismos para sobreviver. Os que tombam figuram como estatísticas de “problemas sociais insolúveis”.

Napalm, bombas atômicas e biológicas, foram decisões civilizadas? Não são contadas como atos de genocídio? China, Vietnam, Laos, o extermínio de povos na África, culturas esmagadas, história mentirosa, são decisões civilizadas?

EUA e Rússia controlam 90% dos arsenais atômicos do mundo. Guardam ogivas nucleares e artefatos secretos em número desconhecido, intactos à espera de um desmiolado qualquer. Os “civilizados” impõem que os “selvagens” se desarmem.

Na realidade, os que trabalham 8 horas por dia e mais, não dão a mínima atenção para estes detalhes ou para os “exemplos morais” desta ditadura que se diz democrática. Quando muito, bocejando, ouvem as notícias do mundo maravilhoso que esta por vir, conforme as promessas repetidas pelos mesmíssimos políticos, jornalistas, economistas e outros arquitetos das estruturas sociais de poder.

A gente, que paga impostos para alimentar essas estruturas de poder, espera a recompensa em dias melhores. Tem consciência da vida ameaçada. A maioria tem uma crença e agradece a Deus, da maneira como o concebe, encontrando o conforto espiritual necessário para manter a esperança de cada dia.

Outrora a recompensa estava ligada aos prazeres simples como o riso, a família, amor, flor, música, dança, contar histórias para os menores, colecionar retratos... Hoje se impõe a satisfação material imediata que antecede qualquer dever. A corrida por direitos antes das obrigações, implanta a irresponsabilidade.

As pessoas ficam feias, mecânicas, impessoais e perdem a noção do tempo, presas no agora: o Estado todo poderoso decidindo tudo. Isto está longe de ser uma estrutura amável, humana, civilizada ou democrática de direito responsável.

COMENTO
Amigos vivemos numa falsa democracia, não existe sistema democrático onde as pessoas são obrigadas a votar. Isso é um paradoxo lastimável, chamar isso de democracia.
Hoje o Estado puramente petista destroi os valores e os sonhos do brasileiros, ainda comete as maiores atrocidades como: usar dinheiro do BNDES, em benefício de parentes é no mínimo um escárnio sem precedente, na nossa nação brasileira.


PSDB responde a Lula: "IRRESPONSÁVEL É NÃO INVESTIGAR"!!!!!
Segue nota do PSDB:
*
Brasília (15 de maio)- Sobre os comentários do Presidente da República em relação ao PSDB e a CPI da Petrobras, o partido responde:

1- irresponsável são as diretorias "severinas" de furar poço;
2- irresponsável é lotear cargos;
3- irresponsável é a obsessão de setores não republicanos e estranhos a Petrobras por espaços na empresa;
4- irresponsável é não fiscalizar a Petrobras;
5- irresponsável é não aprender a lição de que, cada vez mais, as grandes organizações empresariais caminham no sentido da máxima transparência;
6- irresponsável é não termos regulação adequada, como mostra a raiz da recente crise econômica mundial que chegou ao Brasil.

Ao contrário será o PSDB, que não fará uma CPI contra a Petrobras. Junto com o Senado, o PSDB quer contribuir com essa empresa que é de todos os brasileiros.

As declarações do Presidente Lula demonstram o tipo de diálogo oferecido: quando tudo não sai como o governo quer, voltam os resquícios autoritários.

Quem coloca sua própria ética em dúvida inventa pretextos para não ser investigado.

Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB
Arthur Virgílio, líder da bancada no Senado

COMENTO
Até que enfim a fraca oposição resolve se mexer, todos sabem que o governo do PT rasgou a constituição brasileira e hoje em dia comete as maiores atrocidades no nosso país. Cabe aos partidos de oposição dar um basta nas corrupções e maracutaias molusquianas.

O PT para se perpetuar no poder está disposto a atropelar todos que por ventura venham a querer tolhir seu passos, os maiores exemplos são: Celso Daniel e Toninho do PT.

É lógico que na Petrobrás está cheio de maracutaias, corrupções e bandidagem, se o Brasil fosse um país sério o presidente desta estatal já estaria atrás das grades há muito tempo. Não é mesmo senhores? Esta CPI vai trazer atona inúmeras sujeiras dos Petralhas, acho que este é o momento certo para detonar essa facção molusquiana.

Um comentário:

Cardoso Lira disse...

O CAPITALISMO E O CAPITAL
Por Olavo de Carvalho

Quando digo que a democracia capitalista dificilmente pode sobreviver sem uma cultura de valores tradicionais, muitos liberais brasileiros, loucos por economia e devotos da onipotência mágica do mercado, fazem expressão de horror, de escândalo, como se estivessem diante de uma heresia, de uma aberração intolerável, de um pensamento iníquo e mórbido que jamais deveria ocorrer a um membro normal da espécie humana.

Com isso, só demonstram que ignoram tudo e mais alguma coisa do pensamento econômico capitalista. Aquela minha modesta opinião, na verdade, não é minha. Apenas reflete e atualiza preocupações que já atormentam os grandes teóricos do capitalismo desde o começo do século 20.

Um dos primeiros a enunciá-la foi Hillaire Belloc, no seu livro memorável de 1913, The Servile State, reeditado em 1992 pelo Liberty Fund. A tese de Belloc é simples e os fatos não cessam de comprová-la: destravada de controles morais, culturais e religiosos, erigida em dimensão autônoma e suprema da existência, a economia de mercado se destrói a si mesma, entrando em simbiose com o poder político e acabando por transformar o trabalho livre em trabalho servil, a propriedade privada em concessão provisória de um Estado voraz e controlador.

Rastreando as origens do processo, Belloc notava que, desde o assalto dos Tudors aos bens da Igreja, cada novo ataque à religião vinha acompanhado de mais uma onda de atentados estatais contra a propriedade privada e o trabalho livre.

Na época em que ele escrevia The Servile State, as duas fórmulas econômicas de maior sucesso encarnavam essa evolução temível cujo passo seguinte viria a ser a I Guerra Mundial. Quem mais compactamente exprimiu a raiz do conflito foi Henri Massis (que parece jamais ter lido Belloc). Em Défense de l’Occident (1926), ele observava que, numa Europa desespiritualizada, todo o espaço mental disponível fora ocupado pelo conflito "entre o estatismo ou socialismo prussiano e o anti-estatismo ou capitalismo inglês".

O capitalismo venceu a Alemanha no campo militar, mas a longo prazo foi derrotado pelas idéias alemãs, curvando-se cada vez mais às exigências do estatismo, principalmente na guerra seguinte, quando, para enfrentar o socialismo nacional de Hitler, teve de ceder tudo ao socialismo internacional de Stálin.

Hoje, Défense de l’Occident é um livro esquecido, coberto de calúnias por charlatães como Arnold Hauser – que chega ao absurdo de catalogar o autor entre os protofascistas – mas seu diagnóstico das origens da I Guerra continua imbatível, tendo recebido ampla confirmação pelo mais brilhante historiador vivo dos dias atuais, Modris Eksteins, em Rites of Spring: The Great War and the Birth of the Modern Age, publicado em 1990 pela Doubleday (nem comento o acerto profético das advertências de Massis quanto à invasão oriental da Europa, do qual tratarei num artigo próximo).

Segundo Eksteins, a Alemanha do Kaiser, fundada numa economia altamente estatizada e burocrática, encarnava a rebelião modernista contra a estabilidade da democracia parlamentar anglo-francesa baseada no livre mercado. Esta só saiu vitoriosa em aparência: a guerra em si, por cima dos vencedores e perdedores, fez em cacos a ordem européia e varreu do mapa os últimos vestígios da cultura tradicional que subsistiam no quadro liberal-capitalista.

Outro que entendeu perfeitamente o conflito entre a economia de mercado e a cultura sem espírito que ela mesma acabou por fomentar cada vez mais depois da I Guerra foi Joseph Schumpeter. O capitalismo, dizia ele em Capitalism, Socialism and Democracy (1942), seria destruído, mas não pelos proletários, como profetizara Marx, e sim pelos próprios capitalistas: insensibilizados para os valores tradicionais, eles acabariam se deixando seduzir pelos encantos do estatismo protetor, irmão siamês da nova mentalidade modernista e materialista.

Que na era Roosevelt e na década de 50 a proposta estatista fosse personificada por John Maynard Keynes, um requintado bon vivant homossexual e protetor de espiões comunistas, não deixa de ser um símbolo eloqüente da união indissolúvel entre o antiliberalismo em economia e o antitradicionalismo em tudo o mais.

Nos EUA dos anos 60, essa união tornou-se patente na "contracultura" das massas juvenis que substituíram a velha ética protestante de trabalho, moderação e poupança pelo culto dos prazeres – pomposamente camuflado sob o pretexto de libertação espiritual –, investindo ao mesmo tempo, com violência inaudita, contra o capitalismo que lhes fornecia esses prazeres e contra a democracia americana que lhes assegurava o direito de desfrutá-los como jamais poderiam fazer na sua querida Cuba, no seu idolatrado Vietnã do Norte. Mas o reino do mercado é o reino da moda: quando a moda se torna anticapitalista, a única idéia que ocorre aos capitalistas é ganhar dinheiro vendendo anticapitalismo.

A indústria cultural americana, que no último meio século cresceu provavelmente mais que qualquer outro ramo da economia, é hoje uma central de propaganda comunista mais virulenta que a KGB dos tempos da Guerra Fria. A desculpa moral, aí, é que a força do progresso econômico acabará por absorver os enragés, esvaziando-os pouco a pouco de toda presunção ideológica e transfigurando-os em pacatos burgueses.

O hedonismo individualista e consumista que veio a dominar a cultura americana a partir dos anos 70 é o resultado dessa alquimia desastrada; tanto mais desastrada porque o próprio consumismo, em vez de produzir burgueses acomodados, é uma potente alavanca da mudança revolucionária, visceralmente estatista e anticapitalista: uma geração de individualistas vorazes, de sanguessugas carregadinhos de direitos e insensíveis ao apelo de qualquer dever moral não é uma garantia de paz e ordem, mas um barril de pólvora pronto a explodir numa irrupção caótica de exigências impossíveis.

Em 1976 o sociólogo Daniel Bell já se perguntava, em The Cultural Contradictions of Capitalism, quanto tempo poderia sobreviver uma economia capitalista fundada numa cultura louca que odiava o capitalismo ao ponto de cobrar dele a realização de todos os desejos, de todos os sonhos, de todos os caprichos, e, ao mesmo tempo, acusá-lo de todos os crimes e iniqüidades.

A resposta veio em 2008 com a crise bancária, resultado do cinismo organizado dos Alinskys e Obamas que conscientemente, friamente, se propunham drenar até ao esgotamento os recursos do sistema, fomentando sob a proteção do Estado-babá as ambições mais impossíveis, as promessas mais irrealizáveis, os gastos mais estapafúrdios, para depois lançar a culpa do desastre sobre o próprio sistema e propor como remédio mais gastos, mais proteção estatal, mais anticapitalismo e mais ódio à nação americana.

Em 1913, as previsões de Hillaire Belloc ainda poderiam parecer prematuras. Era lícito duvidar delas, porque se baseavam em tendências virtuais e nebulosas. Diante do fato consumado em escala mundial, a recusa de enxergar a fraqueza de um capitalismo deixado a si mesmo, sem as defesas da cultura tradicional, torna-se uma obstinação criminosa.