Por Denise Chrispim Marin, no Estadão:
A segunda visita ao Brasil do presidente da França, Nicolas Sarkozy, em menos de um ano reforça, neste 7 de Setembro, uma parceria estratégica que vai muito além do acordo de compra de submarinos e de helicópteros franceses, no valor de ? 8,6 bilhões (R$ 22,6 bilhões), pelas Forças Armadas Brasileiras. Nessa aliança, o Brasil de Lula vê a França como o amigo rico e preferido do Norte.
A França virou aliada preferencial no mundo desenvolvido no momento em que o Brasil ambiciona colocar em prática uma política industrial de defesa, além de alavancar sua presença nos órgãos de governança global. Sarkozy, por sua vez, explora as oportunidades de negócios no País que ambiciona tornar-se hegemônico na América Latina.
O presidente francês será o convidado de honra do desfile militar do Dia da Independência, hoje, na Esplanada dos Ministérios. Ele desembarcou ontem à noite na capital, escoltado por seis ministros, assessores, 14 representantes de grandes grupos empresariais franceses e, desta vez, sem a companhia da primeira-dama, Carla Bruni. Da Base Aérea de Brasília, onde foi recebido por Lula, o presidente francês seguiu para um jantar no Alvorada.
Sarkozy terá grandes chances de ouvir de Lula, mesmo que informalmente, o resultado favorável à francesa Dassault no processo de escolha para a compra de 36 caças pela Força Aérea Brasileira (FAB) - um negócio de US$ 7 bilhões. Na semana passada, em entrevista à mídia francesa, o presidente brasileiro deixou escapar essa predileção pelo produto da Dassault na concorrência, o caça Rafale.
O diferencial na relação Brasil-França, comparando com as demais parcerias estratégicas firmadas pelo governo brasileiro nos últimos anos, está inegavelmente na área militar, segundo a embaixadora Maria Edileuza Fontenele Reis, diretora do Departamento de Europa do Itamaraty. Para a diplomata, trata-se de um caso feliz de exploração de um momento favorável a tais iniciativas.
Compra dos caças - Lula reafirma favoritismo dos franceses
Por Andrei Netto, no Estadão:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, em entrevista concedida à imprensa francesa, o favoritismo dos aviões de caças franceses Rafale no programa FX-2, que prevê a renovação da esquadrilha da Força Aérea Brasileira (FAB). A declaração veio a público no dia em que o chefe de Estado da França, Nicolas Sarkozy, desembarcou no Brasil para a visita que deve marcar a conclusão de um acordo histórico de venda de armas e de tecnologia no valor de ? 8,6 bilhões. Segundo Lula, as discussões entre os dois países estão “muito avançadas”.
As declarações foram feitas durante entrevista concedida à emissora TV5 Monde, à Radio France Internacional (RFI) e ao jornal “Le Monde”.
Durante 45 minutos, a venda dos caças Rafale, fabricados pela Dassault, foram o assunto dominante. “Nós montamos um Plano Estratégico de Defesa Nacional e em torno deste plano estamos elaborando uma política estratégica com a França, a fim de que possamos assinar contratos envolvendo submarinos, helicópteros e discutir também a questão dos aviões de caça”, afirmou Lula.
Diante da insistência dos jornalistas sobre o resultado da FX-2, da qual participam também os aviões Gripen NG, da sueca Saab, e F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, o presidente disse que discutirá a decisão com o Ministério da Defesa e o comando da Força Aérea Brasileira (FAB).
“O Brasil passa por uma fase na qual terá de tomar uma decisão, e todo mundo sabe que uma das exigências que o Brasil faz é de ter acesso à tecnologia”, explicou o presidente, dizendo que o País “sonha produzir” uma parte do avião.
Indagado se o anúncio do vencedor poderia ser feito durante a visita de 24 horas de Sarkozy a Brasília, Lula não confirmou, mas revelou o favoritismo. “Nossas discussões estão muito avançadas e eu acho que chegaremos a um bom entendimento com a França. Nós temos um relacionamento de confiança com o presidente Sarkozy”, reiterou. “Para nós, a compra dos caças tem um componente essencial, que é a transferência de tecnologia e a possibilidade de fabricar uma parte desses aviões no Brasil. Quem estiver com essa disposição estará mais próxima de fechar o contrato com o Brasil. E vocês sabem bem quem tem essa disposição mais forte”, insinuou aos jornalistas franceses.
COMENTO
Meus caros amigos e leitores deste humilde blog, neste 7 de Setembro, não temos nada para comemorar, uma vez que esse governo corrupto, bandido e nocivo que está no poder da República, só pensa em revanchismo e nos prejudicar cada vez mais.
Pois como o governo do PT tem maioria no Congresso, não deixa votar a MP 2-215-10, que foi editada pelo outro corrupto FHC em 2000, e até hoje não foi votada, porquê? Por que é inconstitucional, o governo sabe que tem que adicionar tudo que nos foi tirado por essa maldita MP.
E as PECs 245 e 249, porquê não são votadas? Novamente o governo dos Petralhas, com sua tropa de choque, só vota o que for de interesse dessa quadrilha de gatunos que estão no poder da República e com o firme propósito de locupletar-se e perpetuar-se neste corrupto poder.
Nossas Forças Armadas cada dia mais definhadas e desmanteladas, militares flagelados e até passando fome, por causa dos dois maiores caudilhos e bandidos da história da humanidade, FHC e Molusco.
Pois esses canalhas pagam três vezes mais a PM do DF, do que para as Forças Armadas, mesmo sabendo que isso é inconstitucional, Por causa disto não temos o que comemorar, enquanto essa facção criminosa estiver no poder da República.
Nenhum comentário:
Postar um comentário