ADESISTAS E PETRALHAS, COVARDES OU IGNORANTES?
Por Reinaldo Azevedo
“Mas os políticos e os partidos, afinal de contas, não são iguais? Não agem todos da mesma forma?” Caminharei para a resposta com uma pequena digressão.
A oposição vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral contra aquela lambança às margens do São Francisco, a que não faltaram uísque, camarão e acepipes variados. Por alguns instantes, imaginem outro político no lugar de Lula presidindo esse rega-bofe. A abordagem de boa parte do jornalismo seria preguiçosamente óbvia. De um lado, a população ribeirinha, pobre, mas cheia de esperanças; no outro, os nababos refestelando-se com camarões. Tudo sempre convergia, naqueles tempos, como sabemos, para uma versão chinfrim da luta de classes — ou do arranca-rabo, como costumavamos dizer. Agora não! Agora os petistas é que estão no lugar nos nababos. Mas deixo isso pra lá para tratar do principal.
Basta ler a Lei Eleitoral. Lula a violou de maneira miserável. O TSE vai tomar alguma providência? Não sei. A Justiça Eleitoral tem sido bastante severa com governadores e vereadores. Será que severidade com o presidente da República é coisa que não se deve ter? Pega mal? É o que vamos ver. Em sua própria defesa, o presidente atacou as oposições, que, segundo ele, falam muito e fazem pouco. Este é Lula; este é o seu partido.
Lembro que não foi só a Justiça Eleitoral a padecer as piores afrontas. O demiurgo também malhou o Tribunal de Contas da União e o Judiciário — e Dilma Rousseff, sua candidata, reforçou as críticas. Essas instâncias da República seriam as responsáveis pelo atraso escandaloso das obras do PAC à medida que apontam irregularidades e sugerem providências. A eficiência do lulo-petismo está em não ser vigiado por ninguém e em não ter limites de qualquer natureza. O próprio recurso da oposição virará motivo de proselitismo. Lula vai dizer que ela tenta impedi-lo de governar porque está com medo. E sua fala será reproduzida por aí, e os criticados serão convocados a contra-argumentar, transformando-se, então, a reação apenas num gesto de defesa.
Então voltemos lá à pergunta inicial. Sustentar que assim fazem todos é puro rigor dos vigaristas, que não abrem mão da vigarice nem mesmo diante da evidência de que há diferenças importantes entre este governo e os que o antecederam — refiro-me à fase democrática.
Que governo, antes, atacou de maneira tão frontal e direta um outro Poder da República e o TCU? A rigor, eu diria que nem mesmo o Primeiro Lula poder ser igualado ao Segundo Lula. Está começando a ficar claro que o uso da máquina para se reeleger terá sido um elogio do rigor legal perto do aparato que está sendo mobilizado para tentar emplacar o nome de Dilma. Explica-se, não? Lula tinha rodinhas; Dilma, por enquanto, pesa muito e não tem alça. Ou vai nos ombros do presidente ou não sai do lugar.
É claro que isso degrada as instituições, não é? Seu sucessor ou sucessora pode tomar o cuidado de devolver as coisas para o seu leito; mas também pode decidir avançar sempre mais um pouco, pegando de onde ele largou. Não é um bom futuro. Lula, já escrevi aqui, não usa a sua formidável popularidade para fortalecer a democracia, mas para torná-la mais dependente dos arroubos pessoais do mandatário.
Em seu delírio de potência, nada escapa. A agressão troglodita à direção da Vale demonstra que temos uma alma de soberano absolutista contido pelas leis. Se não pode fazer como Chávez, que as muda a seu bel-prazer, parece nos dizer que nada nem ninguém podem impedi-lo de transgredi-las. Afinal, ele foi eleito pelo povo e tem a aprovação da maioria.
Chegamos, assim, a um dos entendimentos que esses neoabsolutistas têm das urnas: eles se submetem, temporariamente, ao crivo democrático para tentar sabotar as regras da democracia que garantem a permanência do regime. Se este deixa de ser o modelo das leis para ser o do soberano — seja um homem ou um partido —, já não é mais democracia.
Lamento por aqueles que vivem buscando congruências entre o que temos e o que tivemos com o propósito de justificar seu adesismo, sua covardia ou sua ignorância. Não estamos diante de mais do mesmo, não! Sarney entregou o poder a Collor; Collor o entregou, no porrete, ao Congresso (e a Itamar); estes o entregaram ao outro caudilho, que o entregou a Lula. E Lula deixa claro que considera inadmissível entregá-lo a quem não seja do seu “corrupto partido”.
É por isso que Dona Dilma Rousseff voltou ontem com a cascata de que a vitória da oposição significaria um retrocesso. Para esses iluminados, alternância de poder é atraso. Alternância de poder é coisa do tempo em que a democracia era um valor. Agora não é mais.
É isto: a melhor indagação a fazer à turma do “é tudo igual”, é esta: “Fulano, você é adesista, covarde ou burro?”
COMENTO
"Meus prezados amigos e leitores deste humilde blog, a fraca e medíocre oposição vai recorrer ao TSE contra a lambança às margens do 'velho chico', com o nocivo e corrupto Molusco celebrando a transposição que até agora são pequenas obras feitas pelo exército brasileiro e só isto.
Até aí tudo bem, só que ainda aconteceu um grande absurdo lastimável, uma festinha eleitoreira que é um dado verificável por suas próprias palavras. Admitiu que estava lá a fazer “comício”. O marketing presidencial é de tal sorte meio agressivo visto que o DESNORTEADO MOLUSCO, FEZ POUCO CASO DAS OPOSIÇÕES JUSTAMENTE POR TEREM RECORRIDO À JUSTIÇA. Vai dizer que tentam impedí-lo de governar. O elemento é pernóstico nocivo e abominável e ainda se considera acima do bem e do mal.
Mais: afirmará que, como elas não têm nada a mostrar — como se houvesse um Brasil paralelo administrado por elas —, então tentam impedí-lo de divulgar as suas obras. Obras que, olhem que coisa!, ainda não existem, tem apenas obras de terraplanagem, feitas pelos militares.
Quero deixar registrado aqui o papel deletério exercido por MOLUSCO: é um depredador de Leis e das instituições democráticas, VISTO QUE NEM A CONSTITUIÇAO ELE RESPEITA.
A oposição vai protocolar um pedido de informações à Casa Civil para ter acesso aos gastos da viagem do digamos 'presidente' Luiz Inácio Molusco da Silva ao Vale do São Francisco, no Nordeste do país.
É lógico que o despreparado e nocivo presidente está usando indevidamente da máquina pública para antecipar a campanha eleitoral durante a viagem em favor dos 'Palhaços' da base governista ao Palácio do Planalto.
No requerimento que será entregue à Casa Civil, será questionado o custo da viagem, se havia previsão orçamentária e quais autoridades fazem parte da comitiva e a função de cada uma delas na viagem uma vez que houve antecipação de campanha eleitoral de 2010 e porque HOUVE UMA SUPER FARRA REGRADA COM UÍSQUE E CAMARÃO A 'BALDE' NAS MARGENS DO VELHO CHICO".
Um comentário:
TODOS MENTINDO e ENROLADOS. Doc. 245 – 2009
VAMOS REPASSAR! É A GUERRA de 2010!
A cada dia que passa, os governos mentem e se enrolam e todos
querendo tirar proveito do dinheiro público. Todos juram que são democratas e agem como verdadeiros ditadores. Violam a CONSTITUIÇÃO FEDERAL “CIDADÔ
descaradamente e o Poder Judiciário, GUARDIÃO deste “sagrado papel inútil”,
não toma nenhuma providência. Quando se afirma que estamos marchando para uma ditadura, todos se revoltam e os gritos de hipocrisia são espalhados
pelo Brasil inteiro. Vamos aos fatos.
1. O governo financia o cinema nacional. Agora o ‘GRANDE FILME
“LULA, O FILHO DO BRASIL” com grande apelo emocional e que influenciará nas eleições de 2010. As Centrais Sindicais irão cooperar na distribuição do Filme. Um festival de propaganda.
2. Outro festival é encontrado nas Câmaras Municipais das capitais e
Assembléias Legislativas dos estados. Rádio, TV e jornais com direito à propaganda dos presidentes e dos vereadores e Deputados.
3. No Congresso Nacional, temos TV, Rádios, Jornais nas duas Casas
do Congresso. É outra festa de dinheiro para, cinicamente, afirmarem que estão informando o povo.
4. No Poder Executivo, encontramos uma festança com direito a TV,
Rádio, verbas das estatais, BB, CEF e por aí afora.
5. No Judiciário Federal, temos TV, que até transmite show de
discussões entre os sábios da Lei. Alguns até fazem pose, tentando mostrar a figura do “deus do Olímpo”. Os brocados latinos são citados aos borbotões, com os olhos revirados para as alturas, procurando a figura de “deus”.
Nesta desenfreada loucura de aparecer, gasta-se com vontade e o
culto da personalidade é uma realidade. Criam-se Deuses e acaba-se com os inimigos; e a CONSTITUIÇÃO “CIDADÔ sem ser cumprida. A oposição não grita por uma simples razão: onde tem o PODER, ela faz a mesma desgraça; e onde não tem, pensa que vai assumir e vai fazer com mais força. Tudo hipocrisia e o governo falando em DEMOCRACIA e comprando a imprensa com mais inteligência do que o CHAVEZ. Lá, é a força das armas ou, melhor dizendo, com truculência; e aqui, com o dinheiro, tão atacado por MARX e tão adorado pelos seus seguidores.
Será que são cumpridos os artigos da “CIDADÔ a seguir indicados?
-art. 6º ; art.20º; art. Nº. 37, nº. XXI § 1º e 2º sãocumpridos?; art. Nº 127; art. Nº 220 e 221, também?
O GRUPO GUARARAPES gostaria de saber onde funciona o CONSELHO DE
COMUNICAÇÃO SOCIAL previsto no art. 224 da CF “Cidadã” e o que já fez para que a sociedade brasileira seja defendida da DITADURA DO PODER PÚBLICO EM
GERAL, que controla todos os órgãos de comunicação do País.
ESTAMOS VIVOS! GRUPO GUARARAPES! PERSONALIDADE JURDICA sob reg. Nº 12 5893.
Postar um comentário