quarta-feira, 4 de maio de 2011

A minha inveja de Lula. Ou: O Apedeuta é o meu Camões às avessas

Por Reinaldo Azevedo

Os petralhas estão dizendo que estou com inveja de Lula porque a LG vai lhe pagar US$ 500 mil para dar uma palestra na Coréia do Sul. A LG, aliás, adora o ex-presidente, né? Foi com ela que Lula inaugurou a sua vida de palestrante no Brasil, por imodestos R$ 200 mil.

Inveja? Ah, tá bom!, só um pouquinho, mas uma inveja diferente, de certo modo inversa, daquela que Bocage — o lírico, não o “bobajento” (não há no dicionário) — tinha de Camões. Num soneto célebre (para quem gosta de literatura), ele comparou sua sorte à do autor de “Os Lusíadas” e concluiu que os dois tiveram o mesmo triste destino, mas com uma diferença: Camões era bem melhor! Ou seja: igualavam-se nos “transes da ventura, mas não nos “dons da natureza”.

Eu não tenho como invejar os “dons da natureza” de Lula; a minha invejinha fica mesmo nos “quinhentinhos”, né?, nos “transes da ventura”… Segue o poema de Bocage a título de ilustração. Eu ainda não disse tudo sobre essa questão, não. Volto no próximo post.

Camões, grande Camões, quão semelhante
Acho teu fado ao meu, quando os cotejo!
Igual causa nos fez, perdendo o Tejo,
Arrostar co’o sacrílego gigante.

Como tu, junto ao Ganges sussurrante,
Da penúria cruel no horror me vejo.
Como tu, gostos vãos, que em vão desejo,
Também carpindo estou, saudoso amante.

Ludíbrio, como tu, da Sorte dura
Meu fim demando ao Céu, pela certeza
De que só terei paz na sepultura.

Modelo meu tu és, mas… oh, tristeza!…
Se te imito nos transes da Ventura,
Não te imito nos dons da Natureza.

COMENTO

Muito bem, nunca antes na história deste país, havia aparecido um apedeuta tão desnorteado e corrupto como este. Os fatos dizem tudo, certo?

Mensalão do PT, sanguessugas, CC, compra da Brasil Telecom pela OI, Várig e depois de oito anos anos no poder deixou o país num buraco negro, para a sua sucessora petista.

Esse nocivo nunca deixou a MP 2215-10, editada pelo caudilho anterior ser votada, sucateou desmantelou e definhou as Forças Armadas, e ainda exerceu um revanchismo exacerbado contra os militares, como nunca antes visto no nosso pobre e sucateado país dos petralhas. Não é mesmo Lobo do Mar?

SÓ QUEM PODE DESTRUÍR O PT É O PRÓPRIO PT. CONTRA A FORÇA NÃO HÁ REGISTÊNCIA. NÃO É MESMO?

DEUSA DOS MARES DO NORTE SE MANTER A BARLAVENTO, FOCA DO PACÍFICO SUL SE MANTER A SOTAVENTO. TIMONEIRO MANTER O RUMO CERTO. ARTILHEIRO SUSTENTA O FOGO, QUE A VITÓRIA É NOSSA. E A LUTA CONTINUA POR MELHORES SOLDOS E PARA RETIRAR ESTA HIDRA, ESTES GÂNGSTERES E ESTA FACÇÃO CRIMINOSA QUE SE ENCONTRA NO PODER DA REPÚBLICA. CERTO LOBO DO MAR?

Um comentário:

Cardoso Lira disse...

Manifesto ao STF

Por José Cândido de Castro

Ao Excelentíssimo Senhor Joaquim Barbosa, Relator do Processo do Mensalão do PT, e Demais Ministros do Supremo Tribunal Federal.

A sociedade brasileira está sendo bombardeada pela noticia de que está em andamento no Brasil a titulo do que ocorre em Cuba, na Venezuela, no Equador, na Bolívia e alhures um processo de solapamento das instituições do Estado Democrático com o objetivo da implantação do poder EXECUTIVO como poder único e totalitário. Aqui entre nós, as baterias se voltam contra os poderes Legislativo e Judiciário cuja desmoralização é fundamental para que se alcance o objetivo final na mira do EXECUTIVO, ou seja, a prática da impunidade como proteção para os piores crimes que se cometem. A PRESCRIÇÃO do processo do mensalão do PT que vem sendo anunciado pela imprensa como repúdio e espanto da sociedade, representaria a pá de cal sobre o Judiciário em regime de UTI decretado por decisões do tipo da Ficha Limpa adotada pelo Supremo frontalmente e com absoluto desprezo da vontade popular.

Será possível, Senhor Ministro que fatalmente por suas mãos o Brasil vai ser atirado nas garras da ditadura? Digo isto, Senhor Ministro porque sua presença no Supremo sempre foi por mim, que estou com 91 anos de experiência de vida, tida e considerada como sinal de que aquela raça que construiu o Brasil com seu suor, com seu sangue, com seu sofrimento, com a privação de sua liberdade, estava reassumindo, numa instituição da importância do Supremo, sua posição de defensor da liberdade, da justiça e da honra, daquela honra que José de Alencar, dizia ter medo de perder e que José do Patrocínio nos legou como uma das mais destacadas figuras da campanha abolicionista do Brasil. Não negue, Senhor Ministro, sua raça de defensor da liberdade, da honra e do eterno Brasil livre que seus antecessores nos legaram.

É agora, Senhor Ministro, desengavete o MENSALÃO e entregue-o aos seus colegas afim de que o julguem, façam justiça e salvem o Supremo Tribunal da desonra e da vergonha de se perfilar com o crime.

Respeitosamente, de um admirador desta raça que tem erguido em seu coração um monumento de gratidão e de preito patriótico.

José Cândido de Castro encabeça a assinatura do manifesto em nome do Movimento Brasil Dignidade.